top of page

João Paulo Queiroz

operae pretium est


"Este ano pintei as mesmas árvores várias vezes, em várias horas e em vários dias. Quando terminei cada pintura, ergui-a lado a lado a essas árvores, e fotografei.

A fotografia documenta a pintura: foi feita naquele sítio, àquela hora, com aquele céu, aquelas sombras. A pintura representa a árvore. A fotografia representa a pintura quando foi terminada, ao lado da árvore que a originou.

Pintei a mesma árvore mais de cem vezes, e a partir do mesmo sítio, porque nunca era igual. E assim fotografei as pinturas, uma a uma, quando as concluí. As pinturas sempre diferentes, e as fotografias sempre diferentes.

Entre o pensamento e a coisa há um espaço, como há entre um vendedor e um comprador: o inter-pretium, é o preço acordado. De inter-pretium vem interpretatio: a interpretação.

Representar deveria ser voltar a tornar presente. Mas representar torna um pensamento em coisa. Parece que os pensamentos são como esta árvores: não se repetem. Podemos pensar duas vezes na mesma coisa?"


João Paulo Queiroz





"DINHEIRO" é um projecto artístico iniciado em 2015 que envolve um conjunto de artistas / professores de arte, maioritariamente universitários. Este projecto foi adquirindo vários corpos formais e conceptuais. A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO ACONTECEU NO Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa DE 28 de Outubro A 28 DE NOVEMBRO de 2016. a próxima SERÁ NA FACULDADE DE ECONOMIA DE MÚRCIA

ARTISTAS

 

Antonio Garcia López

Valencia,1970.

 

Cristóvão Valente Pereira

Ilídio Salteiro 

Alcobaça, 1953

João Castro Silva

Lisboa, 1966

João Jacinto

Mafra, 1966

João Paulo Queiroz

Aveiro,1966

Jorge dos Reis

Linhais da Serra,1971

Manuel Gantes

Figueira de Castelo Rodrigo,1967

Omar Khouri

São Paulo Basil,1948

Rodrigo Baeta

Leiria,1969

POSTS recentes: 
bottom of page